O QUE É?
A ecografia utiliza ultra-sons de alta frequência emitidos por uma sonda e transmitidos através dos tecidos que os reflectem para formar uma imagem da região examinada.
A ecografia é uma técnica simples, segura, inócua e não dolorosa.
O NRD disponibiliza-lhe uma completa gama de exames ecográficos, que incluem as ecografias abdominal, escrotal/testicular, pediátricas, mamária, de partes moles, pélvica/ginecológica (supra-púbica e endo-vaginal), prostática (supra-púbica e endorrectal), renal e supra-renal, tiroideia e vesical supra-púbica.
As Ecografias são efectuadas com a mais recente tecnologia, em equipamentos de Ultra-sonografia Digital de Alta Resolução, incluindo tecnologia tridimensional e opção de visualização 3D em tempo real – 4D, Ecodoppler a Cores, e imagem panorâmica.
Consolas Ultrasónicas digitais de alta resolução têm capacidade para utilização de sondas totalmente electrónicas com multifrequência.
DESENROLAR DO EXAME
1: Será deitado numa mesa numa sala com pouca luz para facilitar a leitura das imagens.
2: Um gel será aplicado sobre a pele para permitir a transmissão dos ultra-sons.
3: O exame fornece imagens em movimento, controladas através de um ecrã.
PREPARAÇÃO
Algumas ecografias exigem uma preparação especial. Quando tiver de efectuar uma Ecografia deve trazer todos os exames anteriores, radiológicos e laboratoriais que possuir.
ECOGRAFIA ABDOMINAL
Este exame é utilizado para obter imagens dos órgãos abdominais, tais como fígado, vesícula, rins, pâncreas, baço e todos os outros órgãos que estão dentro do abdómen.
1: Deve estar em jejum de 6 horas antes do seu exame, mas deve tomar normalmente
os seus medicamentos habituais.
2: Estará deitado numa maca especial.
3: O médico colocará um gel no seu abdómen para deslizar melhor a sonda na pele.
4: Quando for capturar as imagens, o médico pedir-lhe-á que permaneça imóvel e prenda a respiração.
5: Siga as instruções e mantenha a calma. Assim você contribui para o êxito do exame.
ECOGRAFIA PÉLVICA E GINECOLOGICA
É utilizada para se observar os órgãos no interior da pélvis (útero, ovário e trompas, além das artérias e veias da região). Os exames são realizados por um médico especializado
na interpretação das imagens.
Há duas técnicas para se observar os órgãos da pélvis: técnica supra-púbica (técnica em que a sonda é colocada sobre a pele do abdómen baixo) e transvaginal ou endovaginal (técnica em que se coloca a sonda dentro da vagina).
1: Deve ter a bexiga cheia.
2: Não urine durante 1 hora antes do exame ou se urinar, beba 1 litro de água 1 hora antes.
Por vezes, para um contacto mais próximo com a região a examinar necessitará de um exame endovaginal ou endorectal. A introdução da sonda pode raramente ser responsável por uma indisposição transitória e sem gravidade.
- Para o exame transvaginal, será deitada numa maca especial e dobrará os joelhos para o médico introduzir a sonda na sua vagina.
- Para o exame suprapúbico, o médico colocará um gel no seu abdómen para melhor deslizar a sonda sobre a pele. Durante o exame, poderá sentir um certo incómodo pela bexiga cheia. Quando terminar o exame, poderá urinar.
ECOGRAFIA PROSTÁTICA SUPRA-PÚBICA E ENDORRECTAL
Desde o aparecimento da Ecografia prostática transrectal que se admitiu estar perante um exame de excelência para o estudo da próstata e o diagnóstico do carcinoma. Trata-se de um exame feito através de ultra sons que nos vai permitir observar a forma e textura da próstata, bem como se existe ou não integridade da sua cápsula e massas anormais no seu interior. Idealmente deve ser feita por via endo ou trans-rectal, mediante a introdução de uma pequena sonda no recto do paciente. Se a ecografia Prostática for realizada por via supra-púbica, será necessário a ingestão de 1 lt de água uma hora antes do exame.
Quando realizada por via endo ou trans-rectal, o paciente fará 2 clister de limpeza uma hora antes de sair de casa.
ECOGRAFIA VESICAL SUPRA-PÚBICA
Para a ecografia vesical, é indispensável que o paciente beba 1lt de água antes da realização do exame.
Ecografia mamária
Objectivo: Permite o estudo das glândulas mamárias bem como a avaliação da natureza de possíveis lesões sólidas ou líquidas.
Preparação: Sem preparação prévia.
Ecografia da tiróide
Objectivo: Analisar a volumetria e a densidade da tiróide, bem como a existência ou não de lesões.
Preparação: Sem preparação prévia.
Ecografia das glândulas salivares
Objectivo: Avaliar e detectar eventuais nódulos, quistos, gânglios ou cálculos nas glândulas parótidas, submaxilares e sublinguais.
Preparação: Sem preparação prévia.
Ecografia renal e supra-renal
Objectivo: Avaliar os rins quanto à sua morfologia e densidade, bem como as vias urinárias. Permite, ainda, detectar eventuais nódulos ou massas bem como litíase ou eventuais obstruções urinárias.
Preparação: Sem preparação prévia.
Ecografia das partes moles
Objectivo: Indicada para a avaliação dos tecidos cutâneos, músculos e tendões a fim de determinar eventuais patologias infecciosas/inflamatórias, traumáticas ou tumorais.
Preparação: Sem preparação prévia.
Ecografia escrotal
Objectivo: Avaliar os testículos, sacos escrotais e epidídimos e a existência ou não de lesões.
Preparação: Sem preparação prévia.
RESULTADOS
Um primeiro comentário poderá ser-lhe fornecido exactamente após o exame, tratar-se-á apenas de uma primeira abordagem, porque as imagens devem seguidamente ser objecto de estudo e de um relatório escrito que estará disponível o mais rapidamente possível.
Não hesite em perguntar ou fornecer qualquer informação complementar.
Veja aqui todos os tipos de exame