ECOGRAFIA

O QUE É?
 
A ecografia utiliza ultra-sons de alta frequência emitidos por uma sonda e transmitidos através dos tecidos que os reflectem para formar uma imagem da região examinada.
A ecografia é uma técnica simples, segura, inócua e não dolorosa.
O NRD disponibiliza-lhe uma completa gama de exames ecográficos, que incluem as ecografias abdominal, escrotal/testicular, pediátricas, mamária, de partes moles, pélvica/ginecológica (supra-púbica e endo-vaginal), prostática (supra-púbica e endorrectal), renal e supra-renal, tiroideia e vesical supra-púbica.
As Ecografias são efectuadas com a mais recente tecnologia, em equipamentos de Ultra-sonografia Digital de Alta Resolução, incluindo tecnologia tridimensional e opção de visualização 3D em tempo real – 4D, Ecodoppler a Cores, e imagem panorâmica. 
Consolas Ultrasónicas digitais de alta resolução têm capacidade para utilização de sondas totalmente electrónicas com multifrequência.

Acordos e preço: SNS / ARS (utente não paga qualquer valor se efectuar o seu exame no NRD com prescrição do Centro de Saúde), ADSE (utente apenas paga a comparticipação, normalmente de 5,8€), IASFA, ADM GNR, SAD PSP, Médis, Multicare, Advance Care, Allianz, SS CGD, SAMS Quadros, SAMS, Montepio, RNA, Generali, Mudum, MGEN, Aegon outras seguradoras, Medicare, Saúde Prime, Future HealthCare, Continente Wells, ACP, Outros planos de saúde. 

O preço é variável em função do sistema de saúde ou seguro que quer utilizar.

 
 
DESENROLAR DO EXAME
 
1: Será deitado numa mesa numa sala com pouca luz para facilitar a leitura das imagens.
 
2: Um gel será aplicado sobre a pele para permitir a transmissão dos ultra-sons.
 
3: O exame fornece imagens em movimento, controladas através de um ecrã.
 
PREPARAÇÃO
 
Algumas ecografias exigem uma preparação especial. Quando tiver de efectuar uma Ecografia deve trazer todos os exames anteriores, radiológicos e laboratoriais que possuir.
 
ECOGRAFIA ABDOMINAL
 
Este exame é utilizado para obter imagens dos órgãos abdominais, tais como fígado, pâncreas, baço e todos os outros órgãos que estão dentro do abdómen.
 
1: Deve estar em jejum de 6 horas antes do seu exame, mas deve tomar normalmente
os seus medicamentos habituais. 
 
2: Estará deitado numa maca especial. 
 
3: O médico colocará um gel no seu abdómen para deslizar melhor a sonda na pele. 
 
4: Quando for capturar as imagens, o médico pedir-lhe-á que permaneça imóvel e prenda a respiração.
 
5: Siga as instruções e mantenha a calma. Assim você contribui para o êxito do exame. 
 
ECOGRAFIA PÉLVICA E GINECOLOGICA
 
É utilizada para se observar os órgãos no interior da pélvis (útero, ovário e trompas, além das artérias e veias da região). Os exames são realizados por um médico especializado
na interpretação das imagens.
 
Há duas técnicas para se observar os órgãos da pélvis: técnica supra-púbica (técnica em que a sonda é colocada sobre a pele do abdómen baixo) e transvaginal ou endovaginal (técnica em que se coloca a sonda dentro da vagina).
 
1: Deve ter a bexiga cheia.
 
2: Não urine durante 1 hora antes do exame ou se urinar, beba 1 litro de água 1 hora antes. 
 
Por vezes, para um contacto mais próximo com a região a examinar necessitará de um exame endovaginal ou endorectal. A introdução da sonda pode raramente ser responsável por uma indisposição transitória e sem gravidade.
 
- Para o exame transvaginal, será deitada numa maca especial e dobrará os joelhos para o médico introduzir a sonda na sua vagina.
- Para o exame suprapúbico, o médico colocará um gel no seu abdómen para melhor deslizar a sonda sobre a pele. Durante o exame, poderá sentir um certo incómodo pela bexiga cheia. Quando terminar o exame, poderá urinar.
 
ECOGRAFIA PROSTÁTICA SUPRA-PÚBICA E ENDORRECTAL
 
Desde o aparecimento da Ecografia prostática transrectal que se admitiu estar perante um exame de excelência para o estudo da próstata e o diagnóstico do carcinoma. Trata-se de um exame feito através de ultra sons que nos vai permitir observar a forma e textura da próstata, bem como se existe ou não integridade da sua cápsula e massas anormais no seu interior. Idealmente deve ser feita por via endo ou trans-rectal, mediante a introdução de uma pequena sonda no recto do paciente. Se a ecografia Prostática for realizada por via supra-púbica, será necessário a ingestão de 1 lt de água uma hora antes do exame.
Quando realizada por via endo ou trans-rectal, o paciente fará 2 clister de limpeza uma hora antes de sair de casa.
 
ECOGRAFIA VESICAL SUPRA-PÚBICA
 
Para a ecografia vesical, é indispensável que o paciente beba 1lt de água antes da realização do exame.

Ecografia mamária
 
Objectivo: Permite o estudo das glândulas mamárias bem como a avaliação da natureza de possíveis lesões sólidas ou líquidas.
 
Preparação: Sem preparação prévia.
 
Ecografia da tiróide
 
Objectivo: Analisar a volumetria e a densidade da tiróide, bem como a existência ou não de lesões.
 
Preparação: Sem preparação prévia.
 
Ecografia das glândulas salivares 
 
Objectivo: Avaliar e detectar eventuais nódulos, quistos, gânglios ou cálculos nas glândulas parótidas, submaxilares e sublinguais.
 
Preparação: Sem preparação prévia.
  
Ecografia renal e supra-renal
 
Objectivo: Avaliar os rins quanto à sua morfologia e densidade, bem como as vias urinárias. Permite, ainda, detectar eventuais nódulos ou massas bem como litíase ou eventuais obstruções urinárias.
 
Preparação: Sem preparação prévia.
    
 
Ecografia das partes moles
 
Objectivo: Indicada para a avaliação dos tecidos cutâneos, músculos e tendões a fim de determinar eventuais patologias infecciosas/inflamatórias, traumáticas ou tumorais.
 
Preparação: Sem preparação prévia.
 
Ecografia escrotal
 
Objectivo: Avaliar os testículos, sacos escrotais e epidídimos e a existência ou não de lesões. 
 
Preparação: Sem preparação prévia.
 
RESULTADOS
 
Um primeiro comentário poderá ser-lhe fornecido exactamente após o exame, tratar-se-á apenas de uma primeira abordagem, porque as imagens devem seguidamente ser objecto de estudo e de um relatório escrito que estará disponível o mais rapidamente possível.
Não hesite em perguntar ou fornecer qualquer informação complementar.

Veja aqui todos os tipos de exame

Download
« Voltar

Testemunhos

3 -03-2023

Acabei de ser atendida neste centro no dia 3-03. Fiquei muito emocionada com o atendimento do todas as colaboradoras desde a recepção, à Dra. Angela Videira, que não tenho palavras para a definir de uma simpatia e amabilidade extrema! Assim como as suas assistentes, M. Fernanda e Ana Luisa.

Sou fã desta casa. Felicidades para todas.

Maria Fernanda

Maria Fernanda

13-12-2022

Exmos. Senhores,

Maria Fernanda Medeiros, utente deste espaço do NRD, vem agradecer o bom atendimento prestado por todos os funcionários que aí exercem, desde médicos, técnicos, administrativos e auxiliares.

Desejo votos de um bom Natal e Próspero Ano Novo de 2023.

Fernanda Medeiros

13-01-2023

Quero agradecer aos cuidados que os meus exames  foram feitos. Tenho que agradecer ao médico e às enfermeiras, o cuidado que tiveram comigo e simpatia.

Fiquei muito agradecida, pela 1ª vez que vim a esta clinica.

O meu muito obrigado  e um bom ano para todo o pessoal do NRD.

Maria de Lourdes

Maria de Lourdes

Atendimento telefónico eficiente e em tempo útil, com marcação bastante rápida dos exames. Explicações claras e concisas. Tiveram até a cortesia de ligar para ir mais cedo se fosse possível. No local recepção eficiente e técnicas de diagnóstico bastantes prestáveis e atenciosas.

Luis Cunha