O QUE É?
Osteoporose significa “pouco osso” e caracteriza-se pela diminuição da massa óssea com alteração da micro-arquitectura do tecido ósseo, com o consequente aumento da fragilidade do osso e um maior risco de fractura.
O QUE É E PARA QUE SERVE O EXAME DE OSTEODENSITOMETRIA?
É um exame efectuado com Raios X (baixa dose de radiação) e com a finalidade de avaliar a densidade dos ossos. Com os resultados deste exame, conjuntamente com a sua história clínica, o seu Médico Assistente pode aconselhar a terapêutica mais adequada para assim se prevenir e/ou tratar a Osteoporose.
DESENROLAR DO EXAME
Durante a realização de uma Densitometria Óssea com DEXA,
o doente deita-se confortavelmente sobre uma mesa, enquanto
o aparelho percorre uma ou mais áreas, geralmente as regiões mais susceptíveis a fracturarem, como as vértebras ou a anca.
Ao contrário dos aparelhos convencionais de Radiografia, a exposição ao Raio X durante
a realização de uma Densitometria Óssea é extremamente baixa, podendo ser inferior
à que é recebida, por exemplo, durante uma viagem de avião. No entanto, como em todos os procedimentos com radiações, a mulher que considere a possibilidade de estar grávida deve informar o médico ou técnico de radiologia.
O NRD disponibiliza aos seus doentes tecnologia avançada neste campo com baixa emissão de radiação, denominada por DXA (Absorciometria por duplo feixe de raio X),
que efectua com a maior segurança e eficácia a medição do conteúdo mineral do osso.
COMO SE EFECTUA O EXAME DE OSTEODESITOMETRIA?
Antes do exame ser-lhe-à entregue um breve questionário relativo a alguns aspectos
da sua história clínica e que vão ajudar na leitura do resultado do exame, após o preenchimento deste irá dar-se início ao exame que consiste, em geral, na avaliação
de duas regiões anatómicas: Coluna Lombar e Anca (neste caso a(o) doente fica deitado
na mesa de exame). Também podem-se efectuar exames ao Antebraço/Punho ( a(o) doente está sentado ao lado da mesa com o antebraço ao longo desta) e exames ao Corpo Inteiro - Osso e Tecidos Moles ( aqui o posicionamento é idêntica ao exame da coluna).
O EXAME É MUITO DEMORADO?
Após o posicionamento correcto, o exame em si deve demorar entre 1 a 4 min por cada região de estudo. Assim sendo efectuar um exame de Coluna Lombar e Anca, demora entre 6 e 8 minutos. O exame ao Antebraço/Punho dura cerca de 5 minutos e o exame
ao Corpo Inteiro demora entre 10 e 14 minutos.
IMPORTANTE:
Caso mantenha alguma dúvida sobre o exame e/ou questionário, solicite uma explicação mais detalhada ao Técnico e/ou Médico de serviço. A realização de estudos radiográficos com contrastes ingeridos ou injectados, como nalguns exames de TAC, nos 7 dias prévios ao exame, contra indicam em absoluto, a realização do mesmo.
Veja aqui todos os tipos de exame