OSTEODENSITOMETRIA

O QUE É?
 
Osteoporose significa “pouco osso” e caracteriza-se pela diminuição da massa óssea com alteração da micro-arquitectura do tecido ósseo, com o consequente aumento da fragilidade do osso e um maior risco de fractura.
 
O QUE É E PARA QUE SERVE O EXAME DE OSTEODENSITOMETRIA?
É um exame efectuado com Raios X (baixa dose de radiação) e com a finalidade de avaliar a densidade dos ossos. Com os resultados deste exame, conjuntamente com a sua história clínica, o seu Médico Assistente pode aconselhar a terapêutica mais adequada para assim se prevenir e/ou tratar a Osteoporose.

Acordos e preço: SNS / ARS (utente não paga qualquer valor se efectuar o seu exame no NRD com prescrição do Centro de Saúde), ADSE (utente apenas paga a comparticipação, normalmente de 6€ a 9€), IASFA, ADM GNR, SAD PSP, Médis, Multicare, Advance Care, Allianz, SS CGD, SAMS Quadros, SAMS, Montepio, RNA, Generali, Mudum, MGEN, Aegon outras seguradoras, Medicare, Saúde Prime, Future HealthCare, Continente Wells, ACP, Outros planos de saúde. 

O preço é variável em função do sistema de saúde ou seguro que quer utilizar.

 
DESENROLAR DO EXAME
 
Durante a realização de uma Densitometria Óssea com DEXA,
o doente deita-se confortavelmente sobre uma mesa, enquanto 
o aparelho percorre uma ou mais áreas, geralmente as regiões mais susceptíveis a fracturarem, como as vértebras ou a anca.
 
Ao contrário dos aparelhos convencionais de Radiografia, a exposição ao Raio X durante
a realização de uma Densitometria Óssea é extremamente baixa, podendo ser inferior 
à que é recebida, por exemplo, durante uma viagem de avião. No entanto, como em todos os procedimentos com radiações, a mulher que considere a possibilidade de estar grávida deve informar o médico ou técnico de radiologia.
 
O NRD disponibiliza aos seus doentes tecnologia avançada neste campo com baixa emissão de radiação, denominada por DXA (Absorciometria por duplo feixe de raio X), 
que efectua com a maior segurança e eficácia a medição do conteúdo mineral do osso.
 
COMO SE EFECTUA O EXAME DE OSTEODESITOMETRIA?
 
Antes do exame ser-lhe-à entregue um breve questionário relativo a alguns aspectos 
da sua história clínica e que vão ajudar na leitura do resultado do exame, após o preenchimento deste irá dar-se início ao exame que consiste, em geral, na avaliação 
de duas regiões anatómicas: Coluna Lombar e Anca (neste caso a(o) doente fica deitado 
na mesa de exame). Também podem-se efectuar exames ao Antebraço/Punho ( a(o) doente está sentado ao lado da mesa com o antebraço ao longo desta) e exames ao Corpo Inteiro - Osso e Tecidos Moles ( aqui o posicionamento é idêntica ao exame da coluna).
 
O EXAME É MUITO DEMORADO?
 
Após o posicionamento correcto, o exame em si deve demorar entre 1 a 4 min por cada região de estudo. Assim sendo efectuar um exame de Coluna Lombar e Anca, demora entre 6 e 8 minutos. O exame ao Antebraço/Punho dura cerca de 5 minutos e o exame
ao Corpo Inteiro demora entre 10 e 14 minutos.
 
IMPORTANTE:
 
Caso mantenha alguma dúvida sobre o exame e/ou questionário, solicite uma explicação mais detalhada ao Técnico e/ou Médico de serviço. A realização de estudos radiográficos com contrastes ingeridos ou injectados, como nalguns exames de TAC, nos 7 dias prévios ao exame, contra indicam em absoluto, a realização do mesmo.

Veja aqui todos os tipos de exame

Download
« Voltar

Testemunhos

A NRD presta um serviço de elevada qualidade e rigor médico e científico, apoiado numa organização disponível para servir, com simpatia e eficiência.

Maria Silva

13-12-2022

Exmos. Senhores,

Maria Fernanda Medeiros, utente deste espaço do NRD, vem agradecer o bom atendimento prestado por todos os funcionários que aí exercem, desde médicos, técnicos, administrativos e auxiliares.

Desejo votos de um bom Natal e Próspero Ano Novo de 2023.

Fernanda Medeiros

26-01-2023

Gostava de deixar o meu agradecimento à Dra. Conceição Barrueco e à sua assistente Fernanda. Fui super bem atendida e foram muito cuidadosas comigo, para além de me deixarem super à vontade. Foram super queridas e simpáticas. Estão na profissão certa!. Obrigada

Andreia Fernandes

Andreia Fernandes

Atendimento telefónico eficiente e em tempo útil, com marcação bastante rápida dos exames. Explicações claras e concisas. Tiveram até a cortesia de ligar para ir mais cedo se fosse possível. No local recepção eficiente e técnicas de diagnóstico bastantes prestáveis e atenciosas.

Luis Cunha