Marcações Seg. a Sex. das 8h30 às 18h00
Fale Connosco!
(Chamada para rede fixa nacional)

Electroencefalograma (EEG)

O que é?

O Eletroencefalograma (EEG) é um exame funcional que tem por finalidade observar a actividade eléctrica cerebral.

Os Exames Eletroencefalográficos poderão incluir a realização do EEG padrão, EEG com prova de sono ou EEG poligráfico em neo-natos com equipamento digital (Grass Telefactor).

Outros exames que utilizam o EEG, incluem:

  • EEG ambulatório ( “Holter” EEG ) de 24 horas com registador de até 24 canais.
  • Registo poligráfico de sono ambulatório (domiciliar) – instalação do equipamento portátil na clínica. Possibilidade de exame com canais de EEG e classificação/quantificação das fases de sono.
  • Teste de Latências Múltiplas de Sono realizado obrigatoriamente na clínica sob supervisão técnica permanente. Importante para o diagnóstico de doenças que cursam com sonolência diurna excessiva como a narcolepsia.

Como é feito?

O EEG pode ser realizado com o paciente desperto ou em sono, indicação que deverá ser dada pelo médico assistente do doente.

Quando em sono, o doente é orientado para, na véspera do exame, dormir cerca de metade do tempo que dorme habitualmente, a fim de se obter o registo durante o sono fisiológico. O EEG com prova de sono tem uma duração de uma hora e meia a duas horas. O EEG em vigília (rotina) dura cerca de uma hora (tempos totais que incluem a colocação e retirada dos elétrodos).

EEG ambulatório (EEGamb) é o electroencefalograma realizado com registador ambulatório (portátil) que tem por finalidade gravar ininterruptamente durante várias horas – o padrão habitual é de 24 horas de registo, com 19 eléctrodos. O paciente é ligado ao registador e pode ir para a sua residência ou para o seu trabalho habitual. A preparação da cabeça pelo técnico é mais demorada uma vez que os eléctrodos são colocados um a um com uma cola apropriada. O doente pode e deve manter as actividades o mais próximo do habitual durante o(s) dia(s) de registo. Os eléctrodos são retirados no laboratório ao final do exame. Habitualmente o EEGamb é realizado em pacientes que já têm um EEG de rotina ou mesmo um EEG com prova de sono realizado previamente. O seu médico assistente saberá qual é o tipo de exame que está indicado no seu caso.

O Estudo Poligráfico de Sono ou Polissonografia (PSG) é um registo especial em que se estuda a actividade eléctrica cerebral durante o sono e simultaneamente os sinais da respiração, dos batimentos cardíacos, da saturação do oxigênio entre outros necessários para estudar o sono do paciente. A PSG está indicada nos casos de suspeita de distúrbios do sono, tais como o síndroma da apneia obstrutiva do sono, o síndroma das pernas inquietas, a narcolepsia entre os mais importantes. Pode ser realizada ambulatorialmente, isto é, com registador portátil facilitando para o doente ir dormir em sua própria casa, ou na clínica em registador fixo e sob supervisão técnica e vigilância por video contínuo.

O Teste de Latências Múltiplas de Sono (TLMS) é um tipo de estudo de sono bastante complexo em que se observa a facilidade com o doente adormece a cada duas horas em testes sucessivos realizados exclusivamente na clínica de diagnóstico. Registam-se canais electroencefalográficos, electrooculográficos e electromiográficos e extraem-se dados acerca das latências do sono. É um exame importante para o diagnóstico da narcolepsia.

Para que casos é indicado?

O EEG está indicado em situações clínicas em que haja alterações da consciência, tanto súbitas e de curta duração como nas de instalação mais insidiosa e de duração mais prolongada.

Onde fazer?

O Electroencefalograma pode ser feito no NRD, na seguinte morada: Avenida Columbano Bordalo Pinheiro, nº 11-B, r/c, 1070 – 060 Lisboa (Junto à Praça de Espanha)