ELETROENCEFALOGRAMA

O QUE É?
 
Exames Eletroencefalográficos (EEG) – realização de EEG padrão, EEg com prova de sono, EEg poligráfico em neo-natos com equipamento digital ( Grass Telefactor ). Capacidade para processamento dos sinais adquiridos com análise espectral, mapas de frequência e amplitude.
 
EEG ambulatório ( “Holter” EEG ) de 24 horas com registador de até 24 canais.
 
Registo poligráfico de sono ambulatório (domiciliar) – instalação do equipamento portátil na clínica. Possibilidade de exame com canais de EEG e classificação/quantificação das fases de sono.
 
Teste de Latências Múltiplas de Sono realizado obrigatoriamente na clínica sob supervisão tecnica permanente. Importante para o diagnóstico de doenças que cursam com sonolência diurna excessiva como a narcolepsia.
 
EXAMES REALIZADOS
 
Eletroencefalograma (EEG) é um exame funcional que tem por finalidade observar a actividade eléctrica cerebral. O EEG está indicado em situações clínicas em que haja alterações da consciência, tanto súbitas e de curta duração como nas de instalação mais insidiosa e de duração mais prolongada.
O EEG pode ser realizado com o paciente desperto ou em sono, indicação que deverá ser dada pelo médico assistente do doente. Quando em sono o doente é orientado, entre outras coisas, para, na véspera do exame, dormir cerca de metade do tempo que dorme habitualmente a fim de se obter o registo durante o sono fisiológico. O EEG com prova de sono tem uma duração de uma hora e meia a duas horas. O EEG em vigília (rotina) dura cerca de uma hora ( tempos totais que incluem a colocação e retirada dos eléctrodos).
 
EEG ambulatório (EEGamb) é o electroencefalograma realizado com registador ambulatório (portátil) que tem por finalidade gravar ininterruptamente durante várias horas – o padrão habitual é de 24 horas de registo, com 19 eléctrodos. O paciente é ligado ao registador e pode ir para a sua residência ou para o seu trabalho habitual. A preparação da cabeça pelo técnico é mais demorada uma vez que os eléctrodos são colocados um a um com uma cola apropriada. O doente pode e deve manter as actividades o mais próximo do habitual durante o(s) dia(s) de registo. Os eléctrodos são retirados no laboratório ao final do exame. Habitualmente o EEGamb é realizado em pacientes que já têm um EEG de rotina ou mesmo um EEG com prova de sono realizado previamente. O seu médico assistente saberá qual é o tipo de exame que está indicado no seu caso.
 
Estudo Poligráfico de Sono ou Polissonografia (PSG) é um registo especial em que se estuda a actividade eléctrica cerebral durante o sono e simultaneamente os sinais da respiração, dos batimentos cardíacos, da saturação do oxigênio entre outros necessários para estudar o sono do paciente. A PSG está indicada nos casos de suspeita de distúrbios do sono, tais como o síndroma da apneia obstrutiva do sono, o sindroma das pernas inquietas, a narcolepsia entre os mais importantes. Pode ser realizada ambulatórialmente, isto é, com registador portátil facilitando para o doente ir dormir em sua própria casa, ou na clínica em registador fixo e sob supervisão técnica e vigilância por video contínuo.
 
Teste de Latências Múltiplas de Sono (TLMS) é um tipo de estudo de sono bastante complexo em que se observa a facilidade com o doente adormece a cada duas horas em testes sucessivos realizados exclusivamente na clínica de diagnóstico. Registam-se canais electroencefalográficos , electrooculográficos e electromiográficos e extraem-se dados acerca das latências do sono. É um exame importante para o diagnóstico da narcolepsia.

Veja aqui todos os tipos de exame

Download
« Voltar

Testemunhos

Muito bom atendimento e o médico Dr. José era muito bom também.

Shayanne Pontes

Realizaram todos os exames com a melhor das atenções, qualidade e simpatia. Voltarei e recomendarei a todos.

Fernando Melo

6-12-2022

Georgete Correia, utente do NRD, vem por este meio manifestar o seu agradecimento e louvar o desempenho da assistente. Estendo o meu agradecimento a toda a equipa, incluindo a recepção, pela simpatia, profissionalismo e disponibilidade.

Georgete Correia

3 -03-2023

Acabei de ser atendida neste centro no dia 3-03. Fiquei muito emocionada com o atendimento do todas as colaboradoras desde a recepção, à Dra. Angela Videira, que não tenho palavras para a definir de uma simpatia e amabilidade extrema! Assim como as suas assistentes, M. Fernanda e Ana Luisa.

Sou fã desta casa. Felicidades para todas.

Maria Fernanda

Maria Fernanda