O QUE É ?
O Dental Scan é uma técnica de Tomografia Computorizada (TC) especialmente desenvolvida para o estudo dentário permitindo adquirir imagens dos maxilares superior e inferior de modo a que todas as estruturas possam ser analisadas. Através de programa de software apropriado permite reconstruções em tamanho real, incluindo panorâmicas, o que possibilita o planeamento cirúrgico através da avaliação quantitativa e qualitativa do osso no caso de se pretenderem colocar implantes dentários para reabilitação oral, orientando o médico dentista na colocação segura e rápida dos implantes (angulação, altura e espessura) e determinando a existência ou não de anomalias que possam limitar ou mesmo impedir a intervenção terapêutica, determinando a localização correcta de estruturas anatómicas vitais, de modo a não invadi-las e que variam frequentemente entre indivíduos. Orientam igualmente a terapêutica a aplicar, nomeadamente na remodelação óssea quando já existe marcada atrofia óssea, sobretudo em pessoas com perda dentária não recente.
Algumas vezes são realizados com guias fornecidos pelo médico-dentista. Deverão informar o técnico que realiza o exame da sua colocação durante o exame.
Serve igualmente para o estudo de anomalias congénitas dentárias e no estudo de patologia oro-dental, incluindo a tumoral.
As imagens são facultadas em formato digital de modo a que possam ser manipuladas por outros softwares dentários dirigidos para implantologia, bem como em película. Todos os exames são acompanhados de relatório médico elaborado por médico-radiologista.
Apesar de ser uma técnica que utiliza radiação ionizante, esta não é significativa.
É um exame rápido na aquisição e em que é necessária a colaboração do paciente que deve manter-se imobilizado durante a realização do exame.
Veja aqui todos os tipos de exame