Marcações Seg. a Sex. das 8h30 às 18h00
Fale Connosco!
(Chamada para rede fixa nacional)

Ressonância Magnética

O que é?

A Ressonância Magnética (RM) é um exame de diagnóstico que utiliza um campo magnético de alta intensidade e ondas de rádio, permitindo visualizar com grande definição as estruturas internas dos órgãos.

Como é feito?

Trata-se de um exame simples, sem efeitos colaterais ou prejudiciais à sua saúde, uma vez que não utiliza radiação ionizante. A região a examinar será posicionada no centro do equipamento de Ressonância Magnética, que é aberto em ambas as extremidades. Durante o exame, irá ouvir diferentes sons. Para diminuir a perceção desses ruídos ser-lhe-ão colocados uns tampões auditivos e poderá ouvir música à sua escolha.

ressonância magnética

O que deteta?

A Ressonância Magnética é capaz de identificar vários problemas de saúde, como aneurismas, tumores, alterações nas articulações ou outras lesões nos órgãos internos.

Para que casos é indicado?

Este exame, também conhecido como Ressonância Magnética Nuclear (RMN), é solicitado pelo médico nos casos de suspeita de alterações no cérebro, medula, coração, ossos, articulações ou outros órgãos como rins, fígado ou vesícula biliar, podendo em alguns casos ser utilizado o contraste de gadolínio, para obter imagens com mais qualidade.
A Ressonância Magnética serve para avaliar, identificar, diagnosticar e acompanhar o tratamento de várias condições de saúde, como:

  • Alzheimer
  • Tumor cerebral
  • Esclerose Múltipla
  • AVC
  • Aneurisma cerebral ou da aorta
  • Lesões ou traumas no cérebro
  • Inflamações ou infecções no cérebro, nervos ou articulações
  • Enfarte do miocárdio
  • Tendinite
  • Hérnia de disco
  • Lesões nos ligamentos ou quistos
  • Infecções nos ossos, como a osteomielite
  • Tumor nos ossos ou tecidos moles
  • Tumor de mama
  • Lesões, alterações ou tumores na medula
  • Alterações nos músculos, câmaras, válvulas ou vasos do coração
  • Doenças cardíacas congénitas
  • Cirrose
  • Doença de Crohn
  • Colite ulcerosa
  • Alterações nos vasos sanguíneos, como aneurismas ou coágulos

Além disso, a Ressonância Magnética pode ser indicada para avaliar lesões, alterações, massas ou tumores nos órgãos do corpo, como fígado, vesícula biliar, pulmões, rins, útero, ovários, próstata, baço, pâncreas ou glândulas suprarrenais, por exemplo.

Preparação para a Ressonância Magnética

Jejum de 3 horas, no caso de realização de exame com contraste. Ver pergunta abaixo sobre contraindicações.

Orientações durante para a Ressonância Magnética

Durante todo o exame de Ressonância Magnética, estará permanentemente a ser vigiado pelo técnico de imagiologia responsável pelo seu exame. Ficará, também, à sua disposição um sistema de alerta que poderá acionar caso necessite.

Para o sucesso do seu exame é muito importante a sua colaboração, nomeadamente seguir as instruções dadas, bem como permanecer imóvel.

Toda a equipa do NRD estará ao seu dispor para responder a quaisquer dúvidas que possam surgir.

Acordos e Preço da Ressonância Magnética

  • ADSE (utente apenas paga a comparticipação normalmente de 30€), IASFA, ADM GNR, SAD PSP;
  • Seguradoras: Médis, Multicare, Advance Care, Allianz, Saúde Prime, Future HealthCare, SS CGD, SAMS Quadros, SAMS, Montepio, RNA, Generali, Mudum, MGEN, Aegon, Vitória, Una Seguros, outras seguradoras.
  • Planos de Saúde: Medicare, Saúde Prime, Future HealthCare, Continente Wells, ACP, outros planos de saúde. 

O preço é variável em função do sistema de saúde ou seguro que quer utilizar.

Saiba mais sobre o preço da Ressonância Magnética.

Onde fazer?

A Ressonância Magnética pode ser feita no NRD, na seguinte morada: 

Avenida Columbano Bordalo Pinheiro, nº 11-B, r/c (Junto à Praça de Espanha)

1070 – 060 Lisboa

Quanto tempo demora a Ressonância Magnética?

O tempo médio do exame de Ressonância Magnética é de 15 a 30 minutos, podendo demorar mais tempo dependendo da indicação e do estudo. Poderá ver no fim desta página os tipos de Ressonância Magnética disponíveis.

Devo ter algum cuidado especial após o exame?

Após a realização do exame, poderá retomar as suas atividades diárias normais.

Quais as contraindicações para a Ressonância Magnética?

Quais são as contraindicações para a ressonância magnética?

A ressonância magnética (RM) é uma das técnicas de imagem mais detalhadas hoje disponíveis para profissionais de saúde e pacientes. Porém, existem contraindicações para a ressonância magnética que não podem ser esquecidas.

A RM apresenta muito pouco risco para a saúde, pois não depende de radiação, assim como imagens de raios-X ou tomografia computadorizada (TC).

Em vez disso, um exame de ressonância magnética usa um forte campo magnético e ondas de rádio para produzir imagens. Em alguns casos, um contraste intravenoso (IV) também é usado para melhorar a qualidade das imagens.

Embora o campo magnético gerado para o procedimento não cause danos aos tecidos, e a RM seja considerada um dos procedimentos diagnósticos mais seguros disponíveis, certas condições podem representar um perigo para os pacientes submetidos a uma ressonância magnética.

Contraindicação para ressonância magnética

O poderoso campo magnético usado na ressonância magnética atrai objetos contendo ferro e pode levá-los a se mover com grande força.

Por esse motivo, os pacientes devem remover todas as joias, roupas e outros itens que possam conter metal antes de entrar na área da ressonância magnética. Esses itens podem criar um risco durante o procedimento.

Da mesma forma, objetos contendo metais implantados no corpo podem representar um perigo, porque eles podem se mover ou aquecer durante a ressonância magnética.

Consequentemente, as seguintes condições são frequentemente contraindicações para a ressonância magnética:

Pace Maker ou desfibrilador implantado: até recentemente, a ressonância magnética era contraindicada para todos os pacientes com dispositivos cardíacos implantáveis, porque os campos gerados têm o potencial de danificar componentes e interferir no funcionamento. Pace Makers condicionais de ressonância magnética já estão disponíveis, mas a ressonância magnética para pacientes com esses novos dispositivos deve ser realizada somente quando considerada medicamente necessária e sob diretrizes rígidas.

Clipes de aneurismas ferromagnéticos podem se mover ou ser desalojados sob a força do campo magnético.

Um implante coclear pode ser danificado ou criar dano tecidual na presença de um sistema de ressonância magnética. Existem protocolos rigorosos para pacientes com implante coclear que necessitam de ressonância magnética.

Os eletrodos usados ​​na estimulação cerebral profunda podem causar lesões ou sofrer danos durante a ressonância magnética.

Corpos estranhos metálicos: Estilhaços ou outros objetos metálicos no corpo podem ser aquecidos e/ou movidos pelo campo magnético. Todos esses corpos devem ser avaliados para determinar o risco de lesão que eles apresentam durante o procedimento. Isso inclui quaisquer fragmentos de metal minúsculos ou fragmentos que possam ter se alojado no olho como resultado de solda, trituração ou qualquer tipo de acidente.

Algumas variedades de implantes oculares representam um risco de danos aos olhos devido a componentes metálicos.

Um cateter de Swan-Ganz pode funcionar mal durante a ressonância magnética.

Esta lista de contraindicações para a ressonância magnética não aborda todos os pontos. Certifique-se de informar o seu técnico de ressonância magnética de quaisquer implantes ou outros objetos internos que seu corpo pode conter.

 

Outras condições devem ser passadas e avaliadas, mas podem não apresentar contraindicações para a ressonância magnética. Discuta qualquer uma das preocupações antes do exame para que os técnicos possam decidir sobre o diagnóstico por imagem mais apropriado.

 

Gravidez: Embora a ultrassonografia seja o método de imagem mais utilizado durante a gravidez, há momentos em que as imagens de ressonância magnética são preferíveis. Certifique-se de que seus profissionais de saúde saibam que você está grávida para que eles possam tomar decisões seguras ao aconselhá-lo sobre seus cuidados. Nunca foi relatado resultados de danos ao feto em desenvolvimento com a ressonância magnética.

Dispositivos de infusão de medicamentos podem funcionar mal durante a ressonância magnética. Os detalhes do seu modelo específico determinarão se e como você pode passar com segurança pela ressonância magnética.

De acordo com a Food & Drug Administration (FDA), órgão regulador de saúde dos EUA, alguns adesivos e eletrocardiograma (ECG) podem causar queimaduras na pele durante a ressonância magnética.

Certifique-se de que seu técnico esteja ciente de quaisquer implantes ou próteses que o paciente possa ter.